Curso: São Paulo, Cidade Indígena

22/07/2019

Você já parou para pensar sobre a presença indígena na história da cidade se São Paulo? Nos próximos dias 26 e 27 de julho, das 10h às 17h30, acontecerá no Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP o curso São Paulo, Cidade Indígena. Ministrado por Casé Angatu Xukuru Tupinambá, Indígena morador no Território Tupinambá em Olivença (Ilhéus, Bahia) na Aldeia Gwarïnï Taba Atã, será um curso interativo e sensitivo, do tangível e não tangível da presença indígena passada, presente e futura na Paulicéia de muitos Povos e de muitos Povos Indígenas

Segundo a descrição do evento:

São Paulo é uma Cidade Indígena: Tabatatyba Piratininga (Cidade do Peixe Seco de Vários Povos). Por que esta percepção ainda é pouco notada ou aceita? Esta interrogação acompanha nosso curso que não procura resposta, mas possibilidades de percepções desta tentativa de silêncio e de apagamento.  Neste sentido, refletiremos sobre a cidade atravessados pelas dimensões históricas, culturais, pelos saberes, memórias, patrimônios, identidades e territorialidades indígenas presentes na formação passada e presente da Cidade, considerando a presença espiritual e territorial ainda existente na Paulicéia dos Povos Originários.

A última Aula será de Campo no Centro da Cidade de São Paulo, partindo do Páteo do Colégio e, posteriormente, caminhando por alguns Territórios que são vestígios da presença indígena em São Paulo em sua área central.

Inscrições e mais informações no site do Sesc

Veja também:

Exibição do filme "Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral"

23/02/2024

Da floresta ao museu Filme propõe uma reflexão sobre arte indígena a partir de ...

Leia mais

Mostra Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos chega a Belém com 142 peças de artistas de 40 etnias

23/02/2024

Bancos indígenas da Coleção BEĨ serão expostos pela primeira vez no Pará e poderão se...

Leia mais

Exposição Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos em Washington, DC, EUA

13/02/2024

Os Bancos indígenas da Coleção BEĨ estão nos EUA!Expostos pela primeira vez na Améric...

Leia mais

Tags

  • Curso: São Paulo
  • Cidade Indígena
  • Sesc CPF

2024 BEĨ .:. Todos direitos reservados.





Create - Soluções Online